quinta-feira, 4 de setembro de 2008

TÉCNICAS PARA BAIXO ELÉTRICO NA MÚSICA BRASILEIRA


Com a experiência de mais de 20 anos no ensino do contrabaixo elétrico, Gilberto de Syllos chega ao seu segundo livro, onde apresenta abordagens diferentes e audaciosas para a técnica do instrumento, incluindo importantes referências históricas sobre os principais gêneros musicais do Brasil e personalidades que foram importantes para a construção de diversas linguagens.
"Acredito que o fator histórico é um elemento fundamental para o estudo de qualquer instrumento. Estamos vivendo uma nova fase que eu chamo de construção da escola brasileira. Quando comecei meus estudos, não existiam livros; sequer existiam instrumentos nacionais de qualidade, além de poucos professores especializados. Este cenário felizmente está mudando, principalmente com a edição de materiais importantes para o desenvolvimento do conhecimento da nossa música".
O livro vem acompanhado de um CD que traz além dos exercícios técnicos, nove músicas de autoria do baixista.
"Escrevi peças para serem tocadas por dois e até três contrabaixos simultaneamente. É um reflexo do trabalho que desenvolvo há anos como compositor e professor, além do desenvolvimento do instrumento como linguagem musical. Quando eu recebi o convite para escrevê-lo, foi determinante a escolha de uma temática moderna, e a música brasileira é o meu melhor veículo de comunicação".
O livro será lançado pela editora Souza Lima, importante instituição músico-educacional localizada em São Paulo.
O músico ressalta que o livro também será lançado em vários países por uma grande editora do cenário internacional, a Advance Music, em quatro idiomas.

Aos interessados nesse novo trabalho do músico, basta acessar o link da editora Souza Lima http://www.souzalima.com.br/sl_editora/ ou http://www.souzalima.com.br/sl_editora/livros/livro_gilberto01.html

Nenhum comentário: